121. Por que a expressão “lembra-te” se acha colocada no princípio do
quarto mandamento?
A expressão “lembra-te” se acha colocada no princípio do quarto mandamento,
em parte devido ao grande benefício que há em nos lembrarmos dele, sendo nós
assim ajudados em nossa preparação para guardá-lo; e porque, em o guardar,
somos ajudados a guardar melhor todos os mais mandamentos, e a manter uma
grata recordação dos dois grandes benefícios da criação e da redenção, que
contém em si a breve súmula da religião; e em parte porque somos propensos a
esquecer-nos desde mandamento, visto haver menos luz da natureza para ele, e
restringir nossa liberdade natural quanto a coisas permitidas em outros dias;
porque esse aparece somente uma vez em cada sete, e muitos negócios
seculares intervém e muitas vezes nos impedem de pensar nele, seja para nos
prepararmos para ele, seja para o santificarmos; e porque Satanás, com os seus
instrumentos, se esforça para apagar a glória e até a memória desde dia, para
introduzir a irreligião e a impiedade.
Êx 20.8; Ex 16.23; Ez 20.12, 20; Gn 2.2, 3; Sl 118.22, 24; Nm 15.37, 38, 40; Êx
34.21; Lm 1.7; Ne 13.15-23, Jr 17.21-23.
122. Qual é o resumo dos seis mandamentos que encerram o nosso
dever para com o homem?
O resumo dos seis mandamentos que encerram o nosso dever para com o
homem, é amar o nosso próximo como a nós mesmos, e a fazer aos outros
aquilo que desejamos que eles nos façam.
Mt 22.39; Mt 7.12.
123. Qual é o quinto mandamento?
O quinto mandamento é: “Honrarás a teu pai e a tua mãe, para teres uma longa
vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te há de dar.”
Êx 20.12.
124. Que significam as palavras “pai” e “mãe,” no quinto mandamento?
As palavras “pai” e “mãe,” no quinto mandamento, abrangem não somente os
próprios pais, mas também todos os superiores em idade e dons, especialmente
todos aqueles que, pela sua ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em
autoridade, quer na Família, quer na Igreja, quer no Estado.
Pv 23.25; Gn 4.20, 21; 2Rs 5.13; Gl 4.19; Is 49.23.
125. Por que são os superiores chamados “pai” e “mãe”?
Os superiores são chamados “pai” e “mãe” para lhes ensinar que, em todos os
deveres para com os seus inferiores, devem eles, como verdadeiros pais, mostrar
amor e ternura para com aqueles, conforme as suas diversas relações, e para
levar os inferiores a cumprirem os seus deveres para com os seus superiores,
pronta e alegremente, como se estes fossem seus pais.
Ef 6.4; 1Co 4.14-16.
126. Qual é o alcance geral do quinto mandamento?
O alcance geral do quinto mandamento é o cumprimento dos deveres que
mutuamente temos uns para com os outros em nossas diversas relações como
inferiores, superiores ou iguais.
Ef 5.21; 1Pe 2.17; Rm 12.10.
127. Qual é a honra que os inferiores devem aos superiores?
A honra que os inferiores devem aos superiores é toda a devida reverência
sincera, em palavras e em procedimento, a oração e ações de graças por eles; a
imitação de suas virtudes e graças; a pronta obediência aos seus mandamentos
e conselhos legítimos; a devida submissão às suas correções; a fidelidade, a
defesa, a manutenção de suas pessoas e autoridade, conforme os seus diversos
graus e a natureza de suas posições; suportando as suas fraquezas e
encobrindo-as com amor, para que sejam uma honra para eles e para o seu
governo.
Ml 1.6; Pv 31.38, 29; Lv 19.32; 1Tm 2.1, 2; Hb 13.7; Ef 6.1, 2; 1Pe 2.13, 14; Hb
12.9; 1Pe 2.18-20; Tt 2.9, 10; 1Sm 26.15, 16; Mt 22.21; Rm 13.6, 7; 1Tm 5.17,
18; Gn 9.23; Sl 127.3-5; Pv 31.23.
128. Quais são os pecados inferiores contra os seus superiores?
Os pecados dos inferiores contra os seus superiores são: toda negligência dos
deveres exigidos para com eles; a inveja, o desprezo e a rebelião contra suas
pessoas e posições, em seus conselhos, mandamentos e correções legítimos; a
maldição, a zombaria e todo comportamento rebelde e escandaloso, que vem a
ser uma vergonha e desonra para eles e para o seu governo.
Mt 15.5, 6; Sl 106.16; 1Sm 8.7; Êx 21.15; 1Sm 10.27; 1Sm 2.25; Dt 21.18, 20,
21; Pv 30.11, 17; Pv 19.26.
129. Que se exige dos superiores para com os seus inferiores?
Exige-se dos superiores, conforme o poder que recebem de Deus e a relação em
que se acham colocados, que amem os seus inferiores, que orem por eles e os
abençoem; que os instruam, aconselhem e admoestem, aprovando, animando e
recompensando os que fazem o bem, e reprovando, repreendendo e castigando
os que fazem o mal; protegendo-os e provendo-lhes tudo o que é necessário
para a alma e o corpo; e que, por um procedimento sério, prudente, santo e
exemplar glorifiquem a Deus, honrem-se a si mesmos, e assim preservem a
autoridade com que Deus os revestiu.
Cl 3.19; Tt 2.4; 1Sm 12.23; Jó 1.5; 1Rs 8.55, 56; Dt 6.6, 7; Ef 6.4; 1Pe 3.7; Rm
13.3; Rm 13.4; Pv 29.15; 1Tm 5.8; 1Tm 4.12; 1Rs 3.28; Tt 2.15.
130. Quais são os pecados dos superiores?
Os pecados dos superiores, além da negligência dos deveres que lhes são
exigidos, são a ambição incontrolável, a busca desordenada da própria glória,
repouso, proveito ou prazer; a exigência de coisas ilícitas ou fora do alcance de
os inferiores poderem realizar; aconselhando, encorajando ou favorecendo-os
naquilo que é mau; dissuadindo, desanimando ou reprovando-os naquilo que é
bom; corrigindo-os indevidamente; expondo-os descuidadosamente ao dano, à
tentação e ao perigo; provocando-os à ira, ou de alguma forma desonrando-se a
si mesmos, ou diminuindo a sua autoridade por um comportamento injusto,
indiscreto, rigoroso ou negligente.
Êx 34.2, 4; Fp 2.21; Jo 5.4; Is 56.10, 11; At 4.18; Mt 23.2, 4; Mt 14.8; Jr 5.30,
31; Jr 6.13, 14; Jo 7.46-48; 1Pe 2.19, 20; Lv 19.29; Ef 6.4; 1Rs 12.13, 14.