111. Qual é o terceiro mandamento?
O terceiro mandamento é: “Não tomarás o nome to Senhor teu Deus em vão,
porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do
Senhor seu Deus.”
Êx 20.7.
112. O que se exige no terceiro mandamento?
No terceiro mandamento exige-se que o Nome de Deus, os seus títulos,
atributos, ordenanças, a Palavra, os sacramentos, a oração, os juramentos, os
votos, as sortes, suas obras e tudo quanto por meio do que Deus se faz
conhecido, sejam santa e reverentemente usados em nossos pensamentos,
meditações, palavras e escritos, por uma afirmação santa de fé e um
comportamento conveniente, para a glória de Deus e para o nosso próprio bem
e o de nosso próximo.
Mt 6.9; Dt 28.58; Mt 1.14; Sl 138.2; 1Co 11.28, 29; 1Tm 2.8; Jr 4.2; Sl 76.11; At
1.24, 26; Sl 107.21, 22; Mt 3.16; Sl 8; Sl 105.2, 5; Sl 102.18; 1Pe 3.15; Fp 1.27;
1Co 10.31; Jr 32.39; 1Pe 2.12.
113. Quais são os pecados proibidos no terceiro mandamento?
Os pecados proibidos no terceiro mandamento são: o não usar o nome de Deus
como nos é requerido e o abuso no uso dele por uma menção ignorante, vã,
irreverente, profana, supersticiosa ou ímpia, ou outro modo de usar os títulos,
atributos, ordenanças, ou obras de Deus; a blasfêmia, o perjúrio, toda
abominação, juramentos, votos e sortes ímpios; a violação dos nossos
juramentos e votos quando lícitos, e o cumprimento deles, se por coisas ilícitas;
a murmuração e as rixas, as consultas curiosas, e a má aplicação dos decretos e
providência de Deus; a má interpretação, a má aplicação ou qualquer perversão
da Palavra, ou de qualquer parte dela; as zombarias profanas, questões curiosas
e sem proveito, vãs contendas ou a defesa de doutrinas falsas; o abuso das
criaturas ou de qualquer coisa compreendida sob o nome de Deus, para
encantamentos ou concupiscências e práticas pecaminosas; a difamação, o
escárnio, vituperação, ou qualquer oposição à verdade, à graça e aos caminhos
de Deus; a defesa da religião por hipocrisia ou para fins sinistros, o envergonharse
da religião ou ser uma vergonha para ela, por meio de uma conduta
inconveniente, imprudente, infrutífera e ofensiva, ou por apostasia.
Ml 2.2; At 17.23; Pv 30.9; Ml 1.6, 7, 12; Jr 7.4; Êx 5.2; Sl 50.16; Is 5.12; 2Rs
19.22; Zc 5.4; Rm 12.14; Jr 5.7; Dt 23.18; Et 3.7; Sl 24.4; Mc 6.26; Rm 9.14, 19,
20; Dt 29.29; Rm 3.5, 7; Sl 73.12, 13; Ez 13.22; 2Pe 3.16; Ef 5.4; 1Tm 6.4, 5,
20; Dt 18.10, 11; 2Tm 4.3, 4; At 13.45; 2Pe 3.3; 1Pe 4.4; At 13.50; 2Tm 3.5; Mc
8.38; Sl 73.14, 15; Ef 5.15, 17; Is 5.4; Gl 3.1, 3.
114. Quais são as razões anexas ao terceiro mandamento?
As razões anexas ao terceiro mandamento, contidas nestas palavras: “O Senhor
teu Deus,” e, “porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão
o seu nome,” são porque ele é o Senhor e nosso Deus, portanto o seu Nome não
deve ser profanado nem por forma alguma abusado por nós; especialmente
porque ele estará tão longe de absolver e poupar os transgressores deste
mandamento, que não os deixará escapar de seu justo juízo, embora muitos
escapem das censuras e punições dos homens.
Êx 20.7; Lv 19.12; Dt 28.58, 59; 1Sm 3.13.
115. Qual é o quarto mandamento?
O quarto mandamento é: “Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás
seis dias e farás neles tudo o que tens para fazer. O sétimo dia, porém, é o
sábado do Senhor teu Deus. Não farás nesse dia obra alguma, nem tu, nem o
teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal,
nem o peregrino que vive das tuas portas para dentro. Porque o Senhor fez em
seis dias o céu, a terá, o mar e tudo o que neles há, e descansou ao sétimo dia:
por isso o Senhor abençoou o dia sétimo e o santificou.”
Êx 20.8-11.
116. Que se exige no quarto mandamento?
No quarto mandamento exige-se que todos os homens santifiquem ou guardem
santos para Deus todos os tempos estabelecidos, que Deus designou em sua
Palavra, expressamente um dia inteiro em cada sete; que era o sétimo desde o
princípio do mundo até à ressurreição de Cristo, e o primeiro dia da semana
desde então, e há de assim continuar até ao fim do mundo; o qual é o sábado
cristão, e que no Novo Testamento se chama Dia do Senhor.
Is 56.2, 4, 6, 7; Gn 2.3; 1Co 16.2; Jo 20.19-27; Ap 1.10.
117. Como deve ser santificado o Sábado ou Dia do Senhor (=
Domingo)?
O Sábado, ou Dia do Senhor (=Domingo), deve ser santificado por meio de um
santo descanso por todo aquele dia, não somente de tudo quanto é sempre
pecaminoso, mas até de todas as ocupações e recreios seculares que são lícitos
em outros dias; e em fazê-lo o nosso deleite, passando todo o tempo (exceto
aquela parte que se deve empregar em obras de necessidade e misericórdia) nos
exercícios públicos e particulares do culto de Deus. Para este fim havemos de
preparar os nossos corações, e, com toda previsão, diligência e moderação,
dispor e convenientemente arranjar os nossos negócios seculares, para que
sejamos mais livres e mais prontos para os deveres desse dia.
Êx 20.8, 10; Êx 16.25, 26; Jr 17.21, 22; Mt 12.1-14; Lv 23.3; Lc 4.16; Lc 23.54-
56.
118. Por que é o mandamento de guardar o sábado (=Dia do Senhor ou
Domingo) mais especialmente dirigido aos chefes de família e a outros
superiores?
O mandamento de guardar o sábado (=Dia do Senhor ou Domingo) é o mais
especialmente dirigido aos chefes de família e a outros superiores, porque estes
são obrigados não somente a guardá-lo por si mesmos, mas também fazer que
seja ele observado por todos os que estão sob o seu cuidado; e porque são, às
vezes, propensos e embaraçá-los por meio de seus próprios trabalhos.
Êx 23.12.
119. Quais são os pecados proibidos no quarto mandamento?
Os pecados proibidos no quarto mandamento são: Toda omissão dos deveres
exigidos, toda realização descuidosa, negligente e sem proveito, e o ficar
cansado deles, toda profanação desse dia por ociosidade e por fazer aquilo que é
em si pecaminoso, e por todas as obras, palavras e pensamentos desnecessários
acerca de nossas ocupações e recreios seculares.
Êx 22.26; Ez 33.31, 32; Ml 1.13; Am 8.5; Ez 23.38; Jr 17.27; Is 58.13, 14.
120. Quais são as razões anexas ao quarto mandamento, para lhe dar
maior força?
As razões anexas ao quarto mandamento, para lhe dar maior força são tiradas
da eqüidade dele, concedendo-nos Deus seis dias de cada sete para os nossos
afazeres, e reservando apenas um para si, nestas palavras: “Seis dias
trabalharás e farás tudo o que tens para fazer,” de Deus exigir uma propriedade
especial nesse dia: “O sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus,” do exemplo
de Deus, que “em seis dias fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e
descansou no dia sétimo;” e da benção que Deus conferiu a esse dia, não
somente santificando-o para ser um dia santo para o seu serviço, mas também
determinando-o para ser um meio de bênção para nós em santifica-lo: “portanto
o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.”
Êx 20.9, 10; Êx 20.11.